ENTRE A ESTÉTICA MUSICAL E A EDUCAÇÃO: A VISÃO ADORNIANA DA OBRA DE SCHOENBERG PARA UMA POSSÍVEL EDUCAÇÃO RESTAURADORA DO PROCESSO DE REFLEXÃO

Autores

  • Paolo Leif Birckholz Andersen Balão
  • Geraldo Balduino Horn

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2248

Resumo

Os movimentos artísticos provenientes do panorama pós Primeira Guerra Mundial já não mais poderiam ocupar-se de produzir uma estética voltada a um público selecionado e detentor da valoração e dos rumos que essa estética deveria produzir. As vanguardas modernas antecederam a decadência da sociedade liberal – burguesa muito antes que essa aparecesse com tal, sendo essas vanguardas responsáveis pelas inovações e críticas a uma nova estética modelada a partir de uma nova concepção de sociedade. É nesse contexto histórico que o compositor austríaco Arnold Schoenberg aparece.  O objetivo desse estudo é o de poder ver se há, ou não, uma possibilidade, mesmo que remota, de unir o projeto de Schoenberg a um projeto que visa a educação das massas. A apresentação da filosofia de Adorno de não alienação e de criação individual, que tem como princípio a apresentação da verdade que permeia o homem e a sociedade é a base do projeto e a metodologia da música de vanguarda de Schoenberg. A estética de vanguarda de Schoenberg lida por Adorno é a possibilidade de ler a arte pela lente da crítica ideológica.

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Como Citar

Balão, P. L. B. A., & Horn, G. B. (2022). ENTRE A ESTÉTICA MUSICAL E A EDUCAÇÃO: A VISÃO ADORNIANA DA OBRA DE SCHOENBERG PARA UMA POSSÍVEL EDUCAÇÃO RESTAURADORA DO PROCESSO DE REFLEXÃO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(6). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2248

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Seção

Artigos