A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS.
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2250Resumo
A problemática que envolve a educação da pessoa com deficiência data de muitos anos, e muitas foram as estratégias, hoje denominadas Políticas Públicas, traçadas com o intuito de atender as expectativas da sociedade em relação a essas pessoas. A Educação Especial pode ser entendida a partir de três períodos: o primeiro, conhecido como Pré-história da Educação Especial, um período marcado pela rejeição e abandono às pessoas deficientes e a total exclusão social; o segundo, denominado como “Era das Instituições”, um período influenciado pelas idéias iluministas, que marca a criação de instituições e iniciativas voltadas à educação do deficiente; e o último período, uma fase marcada pela obrigatoriedade e expansão da educação básica no país, pela busca de mecanismos capazes de detectar o tipo de deficiência e da utilização de métodos capazes de atender essas pessoas numa proposta inclusiva. Assim justificamos este estudo bibliográfico, construído a partir da análise e do ordenamento de dispositivos legais que dão sustentação teórica a esta pesquisa, objetivando fornecer informações históricas acerca da temática, que nos leve a reflexões capazes de fomentar o desejo de buscar mudanças que condigam com o princípio da liberdade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
de Oliveira, J. B. G. (2022). A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(6). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2250
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.