A Educação Feminina e o Ensino Religioso no Colégio Progresso Campineiro: Reflexões a Partir da Organização do Arquivo Histórico Escolar

Autores

  • Priscila Kaufmann Corrêa
  • Maria do Carmo Martins

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2258

Resumo

O Colégio Progresso Campineiro é uma tradicional instituição escolar da cidade de Campinas (SP), fundada em 1900 destinada à formação feminina. Ao longo de sua trajetória foram reunidos muitos documentos que, a partir de 2004, foram organizados em seu acervo histórico. A constituição deste acervo envolveu diferentes sujeitos, buscando referenciar, higienizar e conservar a documentação encontrada na escola, que abrange desde os livros de matrícula até as fotografias de eventos da escola. O arquivo histórico do Colégio Progresso Campineiro aponta para as possibilidades renovadas de pesquisa em história da educação que busquem compreender a cultura desta escola e os elementos que a caracterizam. Nesta perspectiva, o artigo procura trazer as possibilidades de pesquisa trazidas pelo trabalho com a organização da documentação, que mostrou as peculiaridades da formação feminina nesta instituição que, apesar de laica, adotou um forte ensino religioso.

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Como Citar

Corrêa, P. K., & Martins, M. do C. (2022). A Educação Feminina e o Ensino Religioso no Colégio Progresso Campineiro: Reflexões a Partir da Organização do Arquivo Histórico Escolar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(7). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2258

Edição

Seção

Artigos