Pelo Brasil afora: caminhos da educação nas notas de viagem de Rocha Pombo
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2265Resumo
Trilhar os caminhos da educação na ótica do viajante Rocha Pombo, é o horizonte do presente trabalho. ao analisar notas de viagem como fonte e objeto, buscam-se mapear as defesas em relação à existência de diferentes instituições educativas para crianças, mulheres e desvalidos, sujeitos que na perspectiva do intelectual, precisavam educar-se para elevar o país como grande nação, nos trilhos do progresso anunciados com a República. Os contatos estabelecidos com diferentes sujeitos nos tempos da viagem, realizada nos estados do dito norte do Brasil no ano de 1917, foram cruciais para a adoção e circulação dos livros didáticos do intelectual paranaense em âmbito nacional. Para balizar as questões propostas, busca dialogar com as perspectivas de michel serres (1997), Peter Brenner (2011), antonio Viñao frago (2007), ana Chrystina Venancio mignot & José gonçalves gondra (2007).Downloads
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Como Citar
da Silva, A. L. (2022). Pelo Brasil afora: caminhos da educação nas notas de viagem de Rocha Pombo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(9). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2265
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