Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó

Autores

  • Paulo de Tássio Borges da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2270

Resumo

A proposta em questão nasce de experiências tecidas no campo da Educação Escolar Indígena, com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, no estado da Bahia. O estudo se apresenta a partir das experiências realizadas com o Povo Pataxó, no período de 2006 a 2011. O mesmo objetiva refletir acerca das experiências de formação deste grupo étnico nos caminhos de interculturalidade e autossustentação, tecidos na construção da escola indígena diferenciada Pataxó. Em síntese, o que se reflete com esta tessitura são esforços de construção da educação escolar indígena que ainda é tratada de maneira marginal e menor no sistema educativo brasileiro; sendo que há, por parte das comunidades, a tentativa de implementação de uma educação escolar indígena diferenciada em que esteja enviesada em diálogos com seus projetos societários de interculturalidade e autosustentação. neste entendimento, se percebe por parte das comunidades os esforços de uma educação escolar indígena diferenciada, mesmo diante de tantos engessamentos em que a educação escolar indígena está submetida.

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Como Citar

da Silva, P. de T. B. (2022). Diferença, interculturalidade e autosustentação na educação escolar indígena pataxó. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(9). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2270

Edição

Seção

Artigos