Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS

Autores

  • Silvana Aparecida Bretas

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2292

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa que tem por fim avaliar o trabalho pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe. As investigações foram desenvolvidas ao longo da efetivação do currículo em dois tempos distintos, porém indissociáveis, definidos como tempo acadêmico (TA) e tempo comunidade (TO). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lançou mão de diferentes instrumentos de coleta de dados para dimensionar os meios e as formas que se processaram a fim de formar os professores que atuarão nas escolas rurais. Assim, foi aplicada a observação em sala de aula e na convivência entre os alunos, realizaram-se entrevistas, selecionou-se o memorial dos estudantes e, ainda, serviu-se dos diários de campos dos bolsistas que participaram deste projeto no período de 2008 a 2010. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico procura integrar a cultura vivida pelos grupos sociais do campo aos conhecimentos científicos das disciplinas de formação do professor. Identificaram-se, também, algumas dificuldades de ordem burocrática e acadêmica que prejudicaram severamente o cumprimento do projeto pedagógico do curso que, mesmo não sendo objeto de estudo desta pesquisa, foram consideradas devido às consequências negativas para a aprendizagem dos alunos.

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Como Citar

Bretas, S. A. (2014). Uma avaliação da experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 6(10), 27–45. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2292

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