Práticas educativas construídas em Cursos de Formação de Educadoras nos Centros Pré-Escolares OMEP/ BR /RJ (1970-1980)

Autores

  • Luisa Maria Delgado de Carvalho
  • Daiane Elias dos Santos Rocha

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2297

Resumo

O presente artigo, resultado parcial de uma pesquisa de doutoramento, tem como foco as práticas educativas e estratégias construídas e utilizadas pela professora Astrogildes Delgado de Carvalho, conhecida como “Didinha”, nos cursos de formação para educadores infantis nos Centros de Atendimento ao Pré-Escolar – CAPEs, coordenados pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP), nas décadas de 1970 e1980. Suas práticas educacionais pautavam-se principalmente em Froebel e Montessori, nos princípios do catolicismo e nos três pilares de desenvolvimento do ser humano, englobados na perspectiva biopsicossocial. Procura-se neste trabalho analisar os materiais pedagógicos encontrados no acervo particular da educadora, as metodologias e as tecnologias utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

de Carvalho, L. M. D., & Rocha, D. E. dos S. (2014). Práticas educativas construídas em Cursos de Formação de Educadoras nos Centros Pré-Escolares OMEP/ BR /RJ (1970-1980). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 6(10), 95–104. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2297

Edição

Seção

Artigos