O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais

Autores

  • Rosiney Rocha Almeida
  • Carlos Araújo Fernando de Araújo Jr

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2538

Resumo

Esta pesquisa se propõe analisar o estado da arte do uso de dispositivos móveis no ensino formal no Brasil. Utilizou-se como metodologia a análise do conteúdo, Bardin (2009). Foram analisadas teses e dissertações depositadas no Banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2003 a 2012. Os resultados apontam para a necessidade de se investigar com acuidade esse campo de pesquisa e discussões por meio de Programas de Pós--graduação ligados à educação do país. A análise do foco das pesquisas sobre o uso de dispositivos móveis no ensino permitiu identificar que grande parte é voltada para o Ensino superior, necessitando, portanto, de iniciativas que contemplem também os demais níveis de ensino. Também, os resultados assinalam a necessidade de se encorajar o processo de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, visto que o uso desses recursos ainda está restrito ao espaço físico de uma sala de aula. O foco das pesquisas em m-learningtem sido, na sua maioria, os alunos, com destaque para o processo de aprendizagem. Assim, verifica-se a necessidade de mais pesquisas que analisem o papel do professor, como mediador nesse processo

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Como Citar

Almeida, R. R., & de Araújo Jr, C. A. F. (2014). O Uso de Dispositivos Móveis no Contexto Educativo: Análise de Teses e Dissertações Nacionais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 6(11), 25–36. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2538

Edição

Seção

Artigos