Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida

Autores

  • Maria de Fátima Di Gregorio
  • Karine Nascimento Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2954

Resumo

Vislumbram-se neste estudo, possibilidades de diálogo entre o tema Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos no lócus da Família e da Escola, tendo o recorte na sexualidade não heterossexual e seus desafios desde a orientação na família e a construção das identidades de gênero no cenário escolar/social. Sabe-se que nesses espaços, a violência homofóbica se materializa, legitimando condutas preconceituosas nos diversos âmbitos da sociedade. Com base em estudos bibliográficos e a partir de pesquisas realizadas em campo empírico–escolas públicas do município de Jequié/BA – discute-se o tema, salientando-se a importância do refletir sobre as posturas estigmatizadoras das pessoas na família e na própria escola e a garantia dos Direitos Humanos através da criação de ações e políticas públicas promotoras de uma cultura de paz e do respeito à diversidade humana. A pesquisa mostrou que se faz necessário criar condições propícias para a emergência de novos paradigmas na família e na escola, com olhar voltado para a questão da legitimação dessas condutas preconceituosas, onde pensar a alteridade fundamenta o resgate de uma ética mais comprometida com o processo de inclusão social.

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Como Citar

Di Gregorio, M. de F., & Silva, K. N. (2014). Gênero e sexualidade no lócus família/ escola: incursões deflagradas a não heterossexualidade e os desafios para a cidadania reconhecida. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 79–90. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2954

Edição

Seção

Número Temático: Gênero e Educação