A contribuição da Escola para a emancipação das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2957Resumo
A educação constitui uma temática relevante para pensar a igualdade de género. Na problemática educacional, ganha especial relevo a escola onde se exercem pressões contraditórias, quer no sentido da transformação social, quer na direção oposta, isto é, do reforço e reprodução das desigualdades. Este artigo focar-se-á em algumas questões do foro educacional relevantes para refletir sobre as possibilidades e constrangimentos no acesso das mulheres aos cargos de decisão e às estruturas de democracia formal. Assim, abordaremos algumas das questões relativas às formas pelas quais a educação escolar tem contribuído para o avanço da igualdade entre rapazes e raparigas, equacionando algumas dimensões em que a escola ainda reproduz a desigualdade, não realizando uma verdadeira coeducação e, de alguma forma, contribuindo para a perpetuação da invisibilidade das mulheres na esfera pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Canotilho, A. P., Araujo, N. F., & de Oliveira, S. M. T. (2014). A contribuição da Escola para a emancipação das mulheres. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 91–102. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2957
Edição
Seção
Número Temático: Gênero e Educação
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.