A instrução da fêmea: a educação da mulher brasileira no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2961Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da figura feminina nos ambientes educacionais durante o século XIX, quando o Brasil viveu seu período Imperial. Para tanto, as principais fontes utilizadas foram obras relacionadas ao tema, a partir de uma abordagem histórica, especialmente aquelas que dessem maior ênfase à participação da mulher e as transformações do seu papel no seio social, destacando-se, entre elas, DEL PRIORI (2000), FOLLADOR (2009), FREYRE (2006), HAIDAR (2008) e LOURO (1997). A partir das salutares tentativas de mudança no trato com a mulher que ocorreram desde o final do século XVIII, o modo como foi concebida a participação da mulher na sociedade brasileira transformou-se largamente, especialmente a partir das modificações que reestruturaram a organização social, com a intensificação da industrialização, o refinamento da ciência e o remodelamento político no país. Com isso, o que legitimará o paulatino aumento da presença feminina nas mais variadas instâncias desta sociedade é a educação que a ela será oferecida a partir do momento que a mulher deixa de se limitar aos espaços privados e passa assim a ingressar também nas mais variadas esferas públicas da sociedade. Portanto, utilizar como fonte de pesquisa as referências basilares que fornecem a fundamentação necessária para tal análise permite-nos compreender mais sistematicamente como se deu este processo.Downloads
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Como Citar
Santana, R. F. (2014). A instrução da fêmea: a educação da mulher brasileira no século XIX. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 137–150. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2961
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Número Temático: Gênero e Educação
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