Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate

Autores

  • Anabela Maurício de Santana

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2962

Resumo

O presente artigo analisa a reprodução das relações de gênero no âmbito da relação homoafetiva, possibilitando uma reflexão acerca do que é ser homem e do que é ser mulher e seus respectivos papéis na sociedade e na família e problematiza as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação. A pesquisa tem por objetivo problematizar as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco teórico a abordagem pós-estruturalista de análise e adota-se como ideias norteadoras a mulher lésbica na relação homoafetiva, o que ela anseia e as maneiras que tem encontrado para driblar o preconceito, a rejeição, a agressividade e o decesso às políticas públicas para essas mulheres. A pesquisa teve como sujeitos quatro mulheres que se intitulam lésbicas e com o intento de fazer esta investigação foram utilizados os meses de setembro, outubro e novembro de dois mil e dez, tendo como locus o município de Itaporanga d’Ajuda/Se.

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Como Citar

de Santana, A. M. (2014). Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 151–168. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2962

Edição

Seção

Número Temático: Gênero e Educação