“Já pensou pedro com um cabelão de maria chiquinha! Não combina, né?!” Geografia e gênero na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2963Resumo
Na contemporaneidade ainda persiste a concepção de que existem diferentes comportamentos esperados para homens e mulheres. A partir de uma sociedade que se constituiu através da cultura de superioridade dos homens sobre as mulheres sob a égide do patriarcado, uma série de impedimentos culturais em termos de mobilidade, comportamento, linguagens, roupas e afinidades foram estabelecidos para diferenciar o gênero masculino e feminino, com base unicamente na diferença entre os sexos. O que ocorre, no entanto, é que o gênero é uma categoria social e não biológica, portanto está relacionado à cultura e à história. Na escola brasileira, a desigualdade de gênero ainda assume diferentes feições, ora estigmatizando comportamentos, ora normatizando corpos, ora permitindo um contato diferenciado entre meninas, meninos e as professoras. Elaborado a partir dos referenciais teóricos dos estudos de gênero, da Sociologia da Infância e da Ciência Geográfica, este artigo pretende apresentar algumas reflexões, mesmo que ainda de forma inconclusiva, relacionadas à desigualdade de gênero presente em uma instituição de Educação Infantil no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.Downloads
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Como Citar
Bogossian, T. (2014). “Já pensou pedro com um cabelão de maria chiquinha! Não combina, né?!” Geografia e gênero na educação infantil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 169–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2963
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Número Temático: Gênero e Educação
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