Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980

Autores

  • Renato Kraide Soffner
  • Deise Becker Kirsch

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2965

Resumo

Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Soffner, R. K., & Kirsch, D. B. (2014). Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 187–196. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2965

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua