Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação

Autores

  • Camila Mugnai Vieira
  • Marili André Coelho

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3268

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual.

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Como Citar

Vieira, C. M., & Coelho, M. A. (2014). Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(13), 201–212. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3268

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua