O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3670Resumo
Partindo de reflexões com base nas teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930 - 2002), o presente texto discorre sobre o ensino de música no Brasil por uma ótica parcialmente distinta das produções bibliográficas da área de educação musical, tendo como proposta expor algumas reflexões sobre o capital musical, o campo da música e a distinção ao seu acesso no Brasil em especial por meio das escolas brasileiras sendo que parte da produção intelectual de Pierre Bourdieu embasa esse exercício de reflexão que discute o acesso distinto aos bens musicais os quais estão relacionados com a classe social a que determinados indivíduos pertencem. Discorre ainda sobre a herança cultural disposta pelos habitus familiares bem como o circulo social que se pertence ao ponto de identificar uma distinção do acesso a música onde os indivíduos herdeiros de um maior capital social e cultural se diferenciam dos indivíduos pertencentes as classes sociais desfavorecidas por estabelecerem acesso distinto ao capital musical. A promulgação da lei 11.769/2008 a qual torna novamente obrigatório o ensino de música nas escolas brasileiras é refletida no texto como um avanço positivo para o ensino de música no Brasil ao contribuir com o fomento do acesso a música no país por meio das escolas.Downloads
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Publicado
2015-05-30
Como Citar
Velho, J. R. S. (2015). O capital musical e a distinção ao acesso do ensino de música nas escolas brasileiras: reflexões a partir das teorias de Pierre Bourdieu. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 145–156. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3670
Edição
Seção
Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"
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