Economia e Educação: que relação é essa?

Autores

  • Silvia Zuffo
  • Eliana Perez Gonçalves de Moura

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3683

Resumo

Neste estudo, analisamos as relações entre educação e políticas de economia, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, ressaltando como os objetivos educacionais podem estar articulados a objetivos econômicos. Especificamente, discutimos as rela- ções entre metas econômicas e planos/ações educativas. Assim, analisamos o Relatório Anual do Banco Mundial, do ano de 2007, intitulado “Desenvolvimento Mundial”, que versa sobre o desenvolvimento e gerações futuras e, também o Relatório Anual de 2013, cujo título é “Erradicar a Pobreza Extrema e Promover a Prosperidade Compartilhada”. Em seguida, as análises verteram-se sobre o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014- 2024, que define políticas, metas e planos educacionais. Destaca-se como relevante, a forma como a educação, ao longo do processo de sistematização do capitalismo neoliberal, vem servindo aos interesses do desenvolvimento econômico.

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Publicado

2015-05-30

Como Citar

Zuffo, S., & Moura, E. P. G. de. (2015). Economia e Educação: que relação é essa?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 307–318. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3683

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua