Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa

Autores

  • Marsílvio Gonçalves Pereira
  • Sílvia Luzia Frateschi Trivelato

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3939

Resumo

Neste artigo são analisadas as produções acadêmicas (19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado) desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1996 – 2015. A caracterização e classificação dos trabalhos foram feitas com base na leitura dos resumos e na análise de conteúdo. Consideraram-se os seguintes descritores: título do trabalho, o ano de defesa, o autor, as palavras-chave, contexto educacional, nível de ensino, abordagem de pesquisa, instrumentos ou fonte de coleta de dados e tipos de análise dos resultados. As pesquisas analisadas são em grande maioria qualitativas. Têm contemplado alguns conteúdos biológicos em processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio, com temas mais dispersantes no início do grupo evoluindo na atualidade para temas mais concentrados em torno do eixo ‘Linguagem, Cognição e Ensino de Ciências’.

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Como Citar

Pereira, M. G., & Trivelato, S. L. F. (2015). Investigações em ensino de Ciências e de Biologia: uma análise a partir das dissertações e teses produzidas no contexto de um grupo de pesquisa. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 37–50. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3939

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia