Mídia, esporte e cultura esportiva: um ensaio com a teoria das mediações culturais de Jesús Martín-Barbero

Autores

  • Silvan Menezes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i17.4522

Resumo

Este ensaio teve o objetivo de provocar o pensamento acerca da cultura esportiva na perspectiva dos preceitos teórico-metodológicos do “mapa das mediações culturais” de Jesús Martín-Barbero. Vista a complexidade e as peculiaridades que cercam o fenômeno esportivo como objeto midiático e comunicacional da contemporaneidade, a teoria se apresenta capaz de problematizar o fenômeno abrangendo as dimensões mercadológicas das instituições envolvidas, as socializadoras das interações sociais que se estabelecem, as estratégicas das narrativas midiáticas construídas e as simbólicas das diferentes culturas em que se apresenta. Desde que sejam trabalhadas as diferentes mediações conjuntamente, sem esquecer do diacronismo e do sincronismo concernente à proposta analítica, os elementos mediadores da institucionalidade, da socialidade, da tecnicidade e da ritualidade aparecem como aporte coerente e coeso para o trato das manifestações do esporte como um bem cultural e um fenômeno comercial e midiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santos, S. M. dos. (2015). Mídia, esporte e cultura esportiva: um ensaio com a teoria das mediações culturais de Jesús Martín-Barbero. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(17), 175–190. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i17.4522

Edição

Seção

Número Temático: Cultura, Formação e Mídia-Educação