Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5893Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar se o resultado da Prova Brasil (PB) de Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I representa para o Sucesso Escolar um indicador de qualidade. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em uma Escola Municipal de Itapetinga. A partir da análise documental verifi camos o número de alunos aprovados por média, pela recuperação e pelo Conselho de Classe; e o resultado da PB do ano 2011, obtido através do site do INEP. Analisamos o sucesso pelo desempenho escolar mostrado através da Média Final e comparamos com a nota da PB. Percebemosque nenhum aluno foi reprovado em Português, mesmo a nota na PB tendo sido abaixo do esperado. Dessa forma, os resultados mostraram uma discrepância entre o desempenho desses alunos na escola e na PB, visto que esta última não refl ete osucesso escolar que os alunos obtiveram durante o ano letivo;
além disso, tanto o sucesso quanto a qualidade adquirida pela escola eram questionáveis devido aos critérios de avaliação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-22
Como Citar
Soares, E. da S., & Ferreira, L. G. (2016). Qualidade do ensino: um indicador do sucesso escolar. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(20), 27–40. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5893
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.