Constituindo gêneros: sobre a produção de masculinidades e feminilidades na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5896Resumo
Esta pesquisa teve como objetivos compreender a relação entre educação, gênero e sexualidade e seus desdobramentos para a compreensão das relações de gênero na educação infantil; analisar as relações de gênero na educação infantil a partir da literatura produzida sobre essa questão e identifi car quaisdispositivos são acionados na constituição de masculinidades e feminilidades heteronormatizadas, além de refl etir acerca da necessidade de uma educação que esteja a serviço da igualdade entre os gêneros desde a educação infantil. Ancorados em autores como Finco (2011, 2012), Louro (2012, 2001, 2008), Felipe e Guizzo (2013), Auad (2006), Bicalho (2013), Bujes (2000), Meyer e Soares (2013), Penna (2015), dentre outros, buscamos demonstrar e ao mesmo tempo problematizar os diferentes dispositivos que as instituições escolares, especialmente as de educação infantil, acionam na produção de masculinidades e feminilidades hegemônicas. Com esta pesquisa, de cunho bibliográfi co, constatamos que as concepções, bem como as práticas educativas advindas de professores e professoras nas instituições de Educação infantil têm contribuído com a produção de estereótipos, rivalidades, exclusão e hierarquias no tratamento entre meninos e meninas e, nesse sentido, contribuem para acentuar as desigualdades de gênero que se reproduzem na sociedade, que ainda se apresenta permeada por práticas machistas, patriarcais, misóginas, homofóbicas e sexistas.
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Publicado
2016-12-22
Como Citar
de Santana, J. V. J., Oliveira, N. W. S., Ferreira, M. de F. de A., & Eugênio, B. G. (2016). Constituindo gêneros: sobre a produção de masculinidades e feminilidades na educação infantil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(20), 63–80. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5896
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