Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza

Autores

  • Fernanda Aires Guedes Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-5474-0704
  • Letícia Mara Diniz Ferreira Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais
  • Larissa Amaral Diniz Tomaz Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais
  • Natália Murta de Lima Dornelas Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernando César Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5972

Resumo

A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estudantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando reflexões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articuladas nos seus planejamentos.

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Biografia do Autor

Fernanda Aires Guedes Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Educação. Mestre em Ecologia. Graduada em Ciências Biológicas. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. 

Letícia Mara Diniz Ferreira, Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais

Especialista em Ciências Ambientais. Graduada em Ciências Biológicas. Professora na Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais.

Larissa Amaral Diniz Tomaz, Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais

Especialista em Educação Inclusiva e Especial. Graduada em Química. Professora na Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais.

Natália Murta de Lima Dornelas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ecologia. Graduada em Ciências Biológicas. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Fernando César Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor e mestre em Química. Graduado em Química. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Ferreira, F. A. G., Ferreira, L. M. D., Tomaz, L. A. D., Dornelas, N. M. de L., & Silva, F. C. (2017). Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as ciências da natureza. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 199–208. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5972

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua