A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DAS DIMENSÕES DA EDUCOMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6031Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) fizeram emergir na sociedade novos paradigmas e novos comportamentos, e, no campo da Educação, elas geraram novas formas e processos de produção, disponibilização e recepção do conhecimento, especialmente na Educação on-line, forma de educação mediada por tecnologias e pela internet. No entanto, as TDIC, não podem ser consideradas como mero aparato ou somente como suporte midiático, mas, principalmente, como elemento revelador da inter-relação Comunicação-Educação. Dessa forma, entende-se que a Educomunicação ajuda na compreensão da importância da integração entre esses campos, para que a experiência da aprendizagem na Educação On-line seja significativa e dotada de sentido para os estudantes. Nesse estudo ficaram evidentes as implicações da utilização das TDIC como elemento da mediação da aprendizagem e no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas voltadas para comunicação e educação, com vistas à formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade.
Downloads
Referências
MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios Culturais da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, Adílson O. ; COSTA, Maria Cristica C. (Orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
COLL, Cesar; MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, Cesar; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
ILLERA, José Luis R. Os Conteúdos em Ambientes Virtuais: organização, códigos e formatos de representação. In: COLL, Cesar; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
LEMOS, André; LÉVY Pierre. O Futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adílson O. ; COSTA, Maria Cristica C. (Orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SARTORI, Ademilde S. Inter-relações entre comunicação e educação: a educomunicação e a gestão dos fluxos comunicacionais na educação a distância. In:UNIrevista - Vol. 1, n° 3 . Julho, 2006.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________. SOUZA, Kamila R. KAMERS, Nelito N. SCHöNINGER, Raquel R.Z.V. Desenho animado, blogs e youtube: elementos para pensar práticas pedagógicas educomunicacionais. In: SARTORI, Ademilde S.(Org.) Educomunicação e a criação de ecossistemas comunicativos: diálogos sem fronteiras. Florianópolis: Dioesc, 2014.
SOARES, Ismar O. Alfabetização e Educomunicação: O papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. III Telecongresso
Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf (Acesso em 04/11/2016).
_______________. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adílson O. ; COSTA, Maria Cristica C. (Orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
_______________. Gestão Comunicativa da Educação: Caminhos da Educomunicação. In: Revista Comunicação e Educação. Editora Ano VII, jan./abr. 2002, p 16 – 25.
RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e Pós-humanismo: exercícios de arqueologia e criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. Coleção Comunicação, 44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.