O que se escreve na formação docente: um inventário das escritas de futuros professores

Autores

  • Bruna Fabiane Baptistella
  • Laura Noemi Chaluh UNESP (rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6484

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, que objetivou investigar as práticas da escrita desenvolvidas no contexto da formação inicial de professores, especificamente, em um Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma universidade pública. Traz-se aqui o inventário de práticas de escrita sistematizado ao longo da pesquisa, que esteve inspirada na metodologia da história oral temática e na pesquisa documental. Ao entrevistar sete alunas e um aluno, foi possível identificar os gêneros textuais que circulam nesse contexto e estabelecer um diálogo com os dados encontrados a partir da leitura de documentos oficiais que revelaram a presença da prática da escrita atravessada pela pesquisa no contexto da formação inicial desse curso.  A análise dos dados a partir do paradigma indiciário possibilitou pensar que as escritas produzidas na formação inicial docente passam por três eixos: das escritas oficiais, das escritas marginais e das escritas experienciais. Este trabalho traz contribuições para pensar em propostas que privilegiem a escrita dos futuros professores.  

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Biografia do Autor

Bruna Fabiane Baptistella

Professora da rede municipal de ensino de Araras/SP (EMEF Professor Francisco Salles Nogueira). Pedagoga formada em 2012 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra em Educação também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Laura Noemi Chaluh, UNESP (rio Claro)

Profa. Dra. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP (Rio Claro).

 

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Baptistella, B. F., & Chaluh, L. N. (2017). O que se escreve na formação docente: um inventário das escritas de futuros professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 235–248. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6484

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua