AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?

Autores

  • Flávia Pansini Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Almerinda de Souza Matos Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7159

Resumo

O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor.

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Biografia do Autor

Flávia Pansini, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Pansini, F., & de Souza Matos, M. A. (2018). AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 365–380. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7159

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua