Novas Tecnologias e Comunicação Escola-Pais: implicações para uma escola democrática e interface com o currículo oculto

Autores

  • Fernanda Martins

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7447

Resumo

Com a introdução das novas tecnologias da informação os canais de comunicação entre a escola e os pais têm sofrido alterações, surgindo os canais de comunicação tecnológicos. Apesar das potencialidades destas novas formas de comunicação regista-se um conjunto de constrangimentos na sua contribuição para uma escola democrática e participativa no que aos
pais se refere. Face a esta nova realidade, procedemos a uma análise preliminar e exploratória de um destes canais: as páginas web de agrupamentos de escolas. Desta forma, questionamos se a comunicação através das páginas web consiste num contributo para informar e implicar os pais na escola dos seus
filhos ou se, pelo contrário, tal forma de comunicação induz uma conceção de pai como consumidor, sem qualquer papel mais significativo nesta organização educativa. E, ainda, num registo meramente hipotético e de enunciação, consideramos algumas das implicações de tais experiências para os pais, mas
consideramos principalmente para os estudantes, visto que subjacente a estas experiências encontram-se, no âmbito do currículo oculto, mensagens que podem reforçar ou desacreditar a democracia na escola junto dos estudantes e, neste último sentido, poderem ser inclusive contraditórias com os conteú-
dos curriculares em torno da cidadania.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Martins, F. (2017). Novas Tecnologias e Comunicação Escola-Pais: implicações para uma escola democrática e interface com o currículo oculto. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 87–98. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7447

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogia, inovação pedagógica e o papel que devem ter nos estudos curriculares