Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas

Autores

  • Neuza Pedro

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448

Resumo

De forma consistente, múltiplas iniciativas de redesign dos espaços de sala de aula têm vindo a ser constituídas no panorama internacional. Como problema comum estas iniciativas apontam para a necessidade de reconfigurar o espaço educativo, tornando-o mais permeável à adoção de metodologias ativas
de aprendizagem, favorecendo diferentes dinâmicas de ação entre alunos e entre estes e o professor. No contexto português, tais espaços assumem a designação de ‘salas de aula do futuro’, ambientes educativos inovadores que funcionam como laboratórios de aprendizagem propícios à utilização de novas
tecnologias e metodologias de ensino. O presente estudo focaliza na análise de 19 salas de aula do futuro criadas no contexto português analisando, em específico, elementos associados ao fator espaço. Salientam-se as principais conclusões extraíveis dos dados encontrados: as salas de aula do futuro integram em si diferentes zonas de trabalho, organizadas com vista à promo-
ção de múltiplas e variadas competências; várias tecnologias encontram-se disponíveis no espaço; o mobiliário integrado em sala de aula revela-se diversificado, multifuncional e reconfigurável; existe já preocupação com o estabelecimento de melhorias ambientais promotoras de maiores níveis de bem-estar, conforto e ergonomia.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Pedro, N. (2017). Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 99–108. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogia, inovação pedagógica e o papel que devem ter nos estudos curriculares