DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA POR MEIO DO RAP E DO JAZZ
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7640Resumo
O objetivo deste artigo é o de apresentar reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre a formação cultural (Bildung) e o engajamento estético de estudantes do ensino médio. As ideias de formação e de engajamento se basearam nas concepções filosóficas de Theodor Adorno e Vilém Flusser respectivamente. Essas reflexões teóricas subsidiaram a análise de campo de atividades educativas que envolveram a audição musical, debates sobre a avaliação estética de composições de rap e de jazz e a participação em práticas coletivas de improvisação. Com isso, pretendeu-se analisar aspectos formativos que emergiram do diálogo entre um professor de Sociologia com formação em Música e estudioso de jazz e estudantes que, em grande parte, são ouvintes de rap e engajados na cultura hip-hop, moradores das imediações do bairro de Heliópolis, na cidade de São Paulo.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria de la seudocultura. In: ADORNO, T.W.; HORKHEIMER. Sociologica. Madrid, Taurus, 1971.
________. Filosofia da nova música. São Paulo, Perspectiva, 2002.
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro, Zahar, 2006.
BAITELLO, Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo, Unisinos, 2012.
BERENDT, Joachin-Ernst; HUESMANN, Günther. O livro do jazz: de Nova Orleans ao século XXI. São Paulo, Sesc 2014.
BISHOP, Claire. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. London, New York, Verno, 2012.
BUCK-MORSS, Susan. Origin of negative dialetics. New York. Textstream, 1979.
FERREIRA, Tiago L. Rap e jazz na escola pública: um estudo sobre a formação cultural e o engajamento estético de jovens do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do brasileiro. Rio de Janeiro, Eduerj, 1998.
________. O universo das imagens técnicas: Elogio da superficialidade. São Paulo, Annablume, 2008.
________. Pós História: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo, Annablume, 2011a.
________. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia, Annablume, 2011b.
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. A educação em Nietzsche e Adorno. In: PUCCI, B. ALMEIDA, J. (org.). Experiência formativa e emancipação. São Paulo, Nankin, 2009.
GILROY, Paul. O Atlântico negro. São Paulo, Editora 34, 2001.
HEGEL, Georg W. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, Vozes, 2002.
JAY, Martin. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo, Brasil Editora, 1958.
________. Resposta à pergunta: que é o esclarecimento? In: Kant textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.
LEAL, Sérgio José. Acorda hip-hop, Rio de Janeiro, Aeroplano, 2007.
MAAR, Wolfgang. L. Lúkacs, Adorno e o problema da formação. São Paulo, Lua Nova, 1992.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Vol.1. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1988.
PETERS, Gary. Philosophy of Improvisation, Chicago & London, The University of Chicago Press, 2009.
SENADO NOTÍCIAS. Sancionada lei da reforma do ensino médio. Agência Senado, Brasília, 2017.
Disponível em: < http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio>. Acesso em: <07/07/2017>
SOARES, Cláudia. Heliópolis, práticas educativas na paisagem. Dissertação de Mestrado, FAU-USP, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.