UMA ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA E A FORMAÇÃO DE FORMADORES DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE (PELC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8493

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a trajetória profissional do grupo de formadores; compreender como os saberes pessoais e da formação profissional (considerando a relação com os espaços, as pessoas, as instituições e as experiências) foram construídos e articulados com a sua trajetória na atuação como formador do PELC e analisar se as experiências de lazer dos formadores influenciam e/ou foram apropriadas como saber sobre o lazer e a possível relação com a qualificação na formação do profissional para atuar na área. Para a pesquisa combinamos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa documental analisamos o currículo Lattes dos dezesseis formadores que participaram do estudo. Na pesquisa de campo empregamos as técnicas da entrevista semiestruturada e grupos focais (GF) online via Hangout On Hair.

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Biografia do Autor

André Henrique Chabaribery Capi, Universidade Paulista Universidade de Araraquara

Doutor em Estudos do Lazer no programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Fisica, Fisioterapia e Terapia Ocupacinal (EEFFTO) da UFMG, Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba e Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos. Professor Universitário no curso de Educação Física (Universidade Paulista e Universidade de Araraquara), formador do PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) da SNELIS (Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social) e professor de Educação Física da rede municipal de ensino fundamental de Araraquara. Membro/ Pesquisador do grupo de pesquisa ORICOLÉ/ UFMG.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Líder do Grupo Oricolé - Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional no Lazer da UFMG. Coordenador Geral do Programa de Acompanhamento e Formação dos Programa de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte. Editor da Revista Licere.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Capi, A. H. C., & Isayama, H. F. (2019). UMA ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA E A FORMAÇÃO DE FORMADORES DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE (PELC). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 141–164. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8493

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua