UMA ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA E A FORMAÇÃO DE FORMADORES DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE (PELC)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8493Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a trajetória profissional do grupo de formadores; compreender como os saberes pessoais e da formação profissional (considerando a relação com os espaços, as pessoas, as instituições e as experiências) foram construídos e articulados com a sua trajetória na atuação como formador do PELC e analisar se as experiências de lazer dos formadores influenciam e/ou foram apropriadas como saber sobre o lazer e a possível relação com a qualificação na formação do profissional para atuar na área. Para a pesquisa combinamos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa documental analisamos o currículo Lattes dos dezesseis formadores que participaram do estudo. Na pesquisa de campo empregamos as técnicas da entrevista semiestruturada e grupos focais (GF) online via Hangout On Hair.
Downloads
Referências
AMORIM FILHO, M. L. RAMOS, G. N. S. Trajetória de vida e construção dos saberes de professoras de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, v. 24, n. 2, p. 223-38, 2010
BORGES, C. M. F. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOMES, C. L. A contribuição da pesquisa para a formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010, p. 87-102.
IBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
ISAYAMA, H. F. Recreação e lazer como integrantes dos currículos dos cursos de graduação em educação física. 2002. 197f. Tese (Doutorado em Educação Física), Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
ISAYAMA, H. F; GOMES, C. L. Lazer e as fases da vida. In: MARCELLINO, N. C. Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008, p. 155-174.
ISAYAMA, F. H. Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural. Motriz: Revista de Educação Física, v. 15, p. 407-413, 2009.
ISAYAMA, H. F. A formação profissional no âmbito do lazer: desafios e perspectivas. In: ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer em estudo: Currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010, p. 9-25.
MARCELLINO, N. C. A ação profissional no lazer, sua especificidade e seu caráter interdisciplinar. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer: formação e atuação profissional. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
MARCELLINO, N. C. Pedagogia da Animação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MARCELLINO, N. C.; ISAYAMA, H. F. (Org.). Enarel: 25 anos de história. Campinas: Autores Associados, 2014.
MARINHO, A. et al. Grupos de pesquisa em lazer e intercâmbios internacionais. Licere, v. 14, n. 3, 2011.
MELO, V. A. Lazer e Educação Física: Problemas historicamente construídos, saídas possíveis - um enfoque na questão da formação. In: WERNECK, C. L. G.; ISAYAMA, H. F. (Orgs.). Lazer, recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MOREIRA, A. F. O currículo como política cultural e a formação docente. In SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. (Org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
MOREIRA, A. F. O pensamento de Foucault e suas contribuições para a educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, Ago. 2004.
PARAÍSO, M. A. Currículo e formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 27 - 58.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do profissional como profissional reflexivo. In NOVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.
SANTOS, N. Z.; ALMEIDA, F. Q; BRACHT, V. Vida de professores de educação física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, Porto Alegre, v.15, n.2 p.141-65, 2009.
SANTOS, S.; ISAYAMA, H. F. Formação profissional em lazer: a construção e a mobilização de saberes em contextos de violência. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v.2, n.1, jan./abr. 2015, p. 89-112.
SILVA, T. T. (org). Identidade e Diferença: perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis-RJ: vozes, 2000.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, 2006.
VEIGA-NETO, A. Michel Foucault e os estudos culturais. In: COSTA, M. V. (Org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema..., Porto Alegre: EdUFRGS, 2000. p. 37-69.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.