APROPRIAÇÕES CURRICULARES NA REDE MUNICIPAL DE SERRA/ES

Autores

  • Amarilton Cesar Nascimento Lima Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Felipe Quintão de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8547

Resumo

Resumo

O estudo analisa como os professores de Educação Física da Rede Municipal de Serra (Espírito-Santo) se apropriam da referência curricular oficial para a construção da sua práxis. Em termos metodológicos, envolveu uma observação participante nos encontros de formação continuada da Rede pelo período de um ano e a realização de entrevistas com dez sujeitos que atuaram no processo de construção e implementação do currículo oficial. O artigo está organizado de modo a descrever a concepção desse currículo, a apropriação pelos professores e o papel das formações continuadas como importante fórum deliberativo de construção e implementação de uma política curricular. Conclui que esse processo é tenso, ambíguo, deve ser coletivo e contínuo, se a perspectiva for a ressignificação das práticas docentes.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Formação profissional.

 

Apropiaciones curriculares en la red municipal de Serra

Resumen

El trabajo analisa como los profesores de Educación Física de la red municipal de Serra (Espírito-Santo) se apropian de la referencia curricular oficial para la construcción de su práxis. Metodologicamente, utilizó una observación participante en los encuentros de formación contínua de la red durante un año y la realización de entrevistas con diez sujetos que actuaron en el proceso de construcción e implementación del currículum oficial. El artículo está organizado de modo a describir la concepción de ese currículum, la apropiación de los profesores y el papel de las formaciones contínuas como importante fórum consultivo de construcción y implementación de una política curricular. Concluye que ese proceso es difícil, ambíguo, debe ser colectivo y contínuo, si la perspectiva es la resignificación de las prácticas docentes.

Palabras-clave: Currículum. Educación Física. Formación Profesional.

 

Curricular appropriations in the municipal school system in Serra

 

Abstract

This paper analyzes how Physical Education teachers from the municipal school system in Serra (Espírito Santo, Brazil) appropriate the official curricular reference for the construction of their praxis. In terms of methodology, the study involved participant observation during the meetings of continuous teacher education for one year and conduction of interviews with 10 subjects involved in the process of constructing and implementing the official curriculum. The paper is organized in order to describe the curriculum conceptions, the appropriation of these conceptions by the teachers and the role of teacher education courses as an important deliberative forum for the construction and implementation of a curricular policy. It concludes that this process is tense, ambiguous, and must be collective and continuous if the perspective is to resignificate teaching practices.

Keywords: Curriculum. Physical Education. Professional Education.

 

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Biografia do Autor

Amarilton Cesar Nascimento Lima, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Especialização em Educação Física para a Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil(2007)
Técnico Desportivo da Universidade Federal do Espírito Santo , Brasil

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Licenciando em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em: educação física escolar e epistemologia da educação física. Entre 2010 e 2018, foi editor adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e do Cadernos de Formação RBCE . Foi Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Espírito Santo (gestão 2010-2012). Atuou como vice-secretário entre 2012-2014. Foi Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, na gestão 2011-2013 (CBCE). Foi Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2017). É Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito-Santo (FAPES). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito-Santo (PPGEF/UFES) (2017-2019). (Texto informado pelo autor)


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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Lima, A. C. N., & Almeida, F. Q. de. (2019). APROPRIAÇÕES CURRICULARES NA REDE MUNICIPAL DE SERRA/ES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 307–322. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8547

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua