DESENVOLVIMENTO DE EXERGAMES POR PROFESSORES NÃO PROGRAMADORES: UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM PARA O AMBIENTE SCRATCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8555

Resumo

Apontado como recurso positivo, o uso de exergames no ambiente educacional encontra-se normalmente restrito a utilização de aplicações comerciais, ou ainda, ao complexo e nem sempre possível desenvolvimento de produtos por profissionais especializados. Contudo, a utilização de recursos tecnológicos acessíveis permite que professores de qualquer área e nível de ensino possam desenvolver de forma autônoma, exergames simplificados que atendam suas necessidades específicas. O objetivo deste artigo é descrever os pressupostos teóricos de uma metodologia que apoia-se nos conceitos construtivistas, partindo da utilização de um jogo de tabuleiro para capacitar profissionais de áreas que não ligadas a informática e programação, a expressar-se tecnologicamente criando exergames.

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Biografia do Autor

Luciano Kercher Greis, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/Aluno Doutorado

Professor efetivo na rede municipal de Florianópolis - SC (2011 - atual), no cargo de professor de Tecnologias Educacionais no ensino fundamental. Possui graduação (2004-2007) em Pedagogia com habilitação Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, mestrado em Educação (2011 - 2012) na linha de pesquisa Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente (2015 - atual) cursa Doutorado em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia.  Integrante do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC) na UDESC na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/Professor Doutor

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Saúde Pública - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004) e doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004). Atualmente é professor titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, bem como, coordenador do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Tem experiência na área de Educação Física, Antropologia, Evolução, Psicologia Social e Sexualidade Humana, com ênfase no Desenvolvimento Humano, atuando conjuntamente com os seus sete doutorandos, dois mestrandos e três bolsistas de iniciação a pesquisa nos seguintes temas: desenvolvimento motor infantil, avaliação motora, crescimento maturação e desenvolvimento, gênero, reabilitação sexual de lesionados medulares e hemiparéticos, sexualidade de cardiopátas, orientação esportiva, orientação e identidade sexual, atividade física e mulher, atividade física e auto-imagem, exergames, instrumentação digital do movimento e evolução do movimento humano. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação, Movimento & Evolução.

Kamyla Thais Dias de Freitas, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina/Aluna Doutorado

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comportamento Motor - GECOM/PUCPR, com a linha de pesquisa em: Tecnologia e Mídias no Contexto da Saúde e da Educação Física Escolar. Integrante do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC) na UDESC na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia

DESENVOLVIMENTO DE EXERGAMES POR PROFESSORES NÃO PROGRAMADORES: UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM PARA O AMBIENTE SCRATCH

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Greis, L. K., Cardoso, F. L., & Freitas, K. T. D. de. (2019). DESENVOLVIMENTO DE EXERGAMES POR PROFESSORES NÃO PROGRAMADORES: UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM PARA O AMBIENTE SCRATCH. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 185–198. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8555

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua