CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE REVISTAS DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8645

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar por meio de revisão sistemática as produções acerca das condições de trabalho docente, publicadas em duas revistas acadêmicas no campo da Educação, mantidas por Universidades Estaduais da Bahia: a revista da Faeeba da Universidade do Estado da Bahia e a revista Práxis Educacional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Inicialmente foi encontrado um total de 25 artigos, entre os quais foram analisados os títulos, resumos e em seguida os artigos na íntegra, sendo assim, selecionados 10 artigos. A partir dos achados nos artigos selecionados, concluímos que é extremamente necessário que ocorra o aumento na produção científica sobre as condições de trabalho dos professores, inclusive porque na atualidade esse tema é pauta de nas políticas educacionais do país, que passa por um momento de intensa discussão e iminentes reformas educacionais e trabalhistas, além do que, as condições de trabalho docente aparecem como uma exigência no Plano Nacional de Educação e com uma referência na LDB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ANTUNES, R. El trabajo y los sentidos. Montevideo: Grupo de Estudio del Trabajo, 2000.

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. O Trabalho Docente na Educação Básica no Paraná. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

BRASIL. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRITO, Regivane dos Santos, PRADO, Jany Rodrigues, NUNES, Cláudio Pinto. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 165-174, set./dez. 2017.

CABRAL NETO, Antonio, OLIVEIRA, Dalila Andrade, VIEIRA, Lívia Fraga (Org.) Trabalho Docente: desafios no cotidiano da educação básica- 1ª ed. Campinas, SP: Mercado de letras, Natal-RN, 2013.

CALDAS, Andrea do Rocio. Estudos sobre o trabalho docente. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 10, n. 30, p.353-365, maio/agosto, 2010. Disponível em: < http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=3613&dd99=view&dd98=pb >. Acesso em 20 de fevereiro de 2017 as 11:11h.

DUARTE, Adriana et al. O Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

DUARTE, Adriana. A produção acadêmica sobre trabalho docente na educação básica no Brasil: 1987-2007. Educar em Revista. Curitiba, n. especial 1, p. 101-117, 2010.

DUARTE, Alexandre William Barbosa; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 67-97, jul./dez. 2014

FARDELLA, Carla; SISTO, Vicente. A constituição da docência como profissão e seu vínculo com a construção do Estado e da política educacional no Chile. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 17-49, jul./dez. 2014

FERNANDES, Maria José da Silva; BARBOSA, Andreza. O trabalho docente na rede pública do estado de São Paulo: apontamentos iniciais para a discussão da jornada de trabalho. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 117-142 jul./dez. 2014

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. O Trabalho Docente na Educação Básica no Espírito Santo. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

FERREIRA, Jacques de Lima; BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada online para docentes que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 121-139, maio/ago. 2016

GONÇALVES, Gustavo Bicalho; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Saúde vocal e condições de trabalho na percepção dos docentes de educação básica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 89-104, maio/ago. 2016

ILHA, Franciele Roos da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 99-114, jul./dez. 2014

LIRA, Ildo Salvino de; SANTOS, Ana Lúcia Felix dos. Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 319-351, set./dez. 2016

LORENZO-RAMÍREZ, Nuria. La profesion docente: mirar desde diferentes lugares para dar un paso adelante. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 179-195, maio/ago. 2016

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; ANES, Rodrigo Roncato Marques. O trabalho docente na contemporaneidade: da resignação à emancipação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 223-249, set./dez. 2016

MAUÉS, Olgaíses et al. O Trabalho Docente na Educação Básica: o Pará em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

MEDINA E.U.; PAILAQUILÉN, R.M.B. A revisão sistemática e a sua relação com a prática baseada na evidência em saúde. Revista Latino - Americana de Enfermagem, v.18, n.4, 2010.

NEVES, Inajara de Salles Viana. Condições de trabalho docente no ensino superior na rede privada na modalidade educação a distância. Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 22, n.1, p. 225-227, jan./abr.2013. Disponível em: < file:///C:/Users/Michel/Downloads/7454-17416-1-PB%20(1).pdf >. Acesso em 31 de outubro de 2017.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho na educação básica em Pernambuco. Camaragibe – PE: CCS Gráfica e Editora, 2014.

OLIVEIRA, João Ferreira de; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org). Trabalho na educação básica em Goiás. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

PÉREZ, Acacia Toriz. Condiciones de Trabajo y Malestar Docente en la Educación Secundaria Pública. Anais do X Congreso nacional de investigación educativa. Vera Cruz. 21 a 25 de Setembro de 2009.

SANTOS, Ana Paula Rufino dos. Imagem do professor e atratividade da docência: enunciados sobre carreira docente na mídia impressa. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 197-206, jul./dez. 2014

SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, Campinas, 28(1):15-31, jan./abr., 2016

SILVA, Regisnei Aparecido Oliveira; GUILLO, Lídia Andreu. Condições de trabalho e estresse: um estudo com professores do sexo masculino da educação básica. Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 24, n.3, p. 153-166, set./dez.2015. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2017.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

TEIXEIRA, Eliara Cristina Nogueira da Silva; NUNES, Cláudio Pinto. O piso salarial como insumo da valorização docente nos governos de FHC e Lula: da política de fundos à Lei do Piso. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 251-270 set./dez. 2016

UNESCO. Recommendation concerning the Status of Teachers, adopted by the Special Intergovernmental Conference on the Status of Teachers, Paris, 5 October, Tradução de Jeanne Sawaya Revisão de Lúcia Maria Gonçalves de Resende, Paris: 1998

VAN DER MAREN, Jean-Marie. Les savoirs et la recherche pour l‟éducation. In: ROY, G.R. (org). Contenus et impacts de la recherché universitaire actuelle en sciences de l‟éducation. Sherbrooke: Éditions du CRP, 1990.

VIEIRA, Lívia Fraga et al. Pesquisa trabalho docente na educação básica no Brasil: sinopse do Survey nacional. Universidade Federal de Minas Gerais, Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. - Belo Horizonte, 2013.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Silva, O. O. N. da, Ramos, M. D. P., Miranda, T. G., & Bordas, M. A. G. (2019). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE REVISTAS DE EDUCAÇÃO DA BAHIA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 233–248. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8645

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua