AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?

Autores

  • Carina Viviana Kaplan
  • Nubea Rodrigues Xavier

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.8797

Resumo

Ao falarmos sobre crianças, mulheres e negros temos como objetivo ressaltar os comportamentos que são dirimidos ao feminino, sob um modelo hierárquico e androcêntrico, existentes a partir das relações de poder. A análise se pautará na compreensão das diversas infâncias existentes, descritas em três países Brasil, Argentina e Uruguai, no período de 1930 a 1940, formalizando uma compreensão da imagem do negro elaborada pela escrita de autoras mulheres que narram em suas autobiografi as, reminiscências e representação social. Como pressuposto
teórico-metodológico pautar-nos-emos nos estudos sociológicos eliasianos para obter as diversas relações de poder que nos apresentam sob fi gurações sociais e como resultados, apontaremos como a imagem do negro foi construída socialmente,
ancorada numa premissa estereotipada e defectiva.

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Kaplan, C. V., & Xavier, N. R. (2018). AS INFÂNCIAS NA LITERATURA LATINOAMERICANA: QUAIS OS LUGARES DA MENINA E DA MULHER NEGRAS?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 111–126. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.8797

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua