REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA O PROEJA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8982

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada em 2012, que analisou os cursos de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, ofertados pelo Instituto Federal de Educação de Santa Catarina – IFSC, especificamente no que se refere à formação de professores. Além dos resultados dessa investigação, discutimos como tem se desenvolvido a oferta dos cursos de Especialização Proeja no IFSC, desde sua implantação até o momento atual, visando tecer considerações que contribuam para reflexões que possibilitem o aperfeiçoamento da formação de educadores para atuar no PROEJA e na EJA e, que atendam as necessidades vivenciadas por esses profissionais no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Ivanir Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores, mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e graduada e Licenciada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, campus Florianópolis-Continente. Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – EPEJA e do Núcleo de Estudos em Educação Profissional e Tecnológica e avaliadora da Revista EJA em Debate. Tem experiência na área de educação, com ênfase em processos de ensino-aprendizagem, formação de educadores e educação de jovens e adultos.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Coordena o projeto de pesquisa FUNDAMENTOS E AUTORES RECORRENTES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorada pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da área de didática, formação docente e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa a Educação de Jovens e Adultos e seus elementos constitutivos: sujeitos, escolarização, políticas públicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA - EPEJA.

Paula Alves de Aguiar, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

É doutora em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), mestre em Educação pela mesma universidade e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É professora do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC campus São José, onde trabalha no curso de Licenciatura em Química nas disciplinas pedagógicas e nas práticas de estágio. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Formação Docente ­- GRIFO. É membro do Grupo de Pesquisa Gerações: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem experiência e atua na área de educação, com ênfase em práticas pedagógicas, formação de professores e educação de jovens e adultos.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Ribeiro, I., Laffin, M. H. L. F., & Aguiar, P. A. de. (2019). REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA O PROEJA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 41–60. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8982

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua