ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: RUPTURAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL OU ACOLHIMENTO DAS INFÂNCIAS?

Autores

  • Fernanda Theodoro Roveri Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP. Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.9111

Resumo

As recentes mudanças na Educação Básica nacional acarretaram a ampliação da obrigatoriedade escolar e da duração do Ensino Fundamental (Lei nº. 11.274/200 e Emenda Constitucional nº. 59 de 2009), tornando urgente a reflexão sobre as práticas pedagógicas e a organização dos sistemas escolares, tanto no âmbito da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo é apresentar um panorama dos estudos e das discussões atuais em torno da passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos. O artigo traz as contribuições da Pedagogia da Infância como possibilidade de articulação dessas duas etapas da Educação Básica, tendo em vista a necessidade de práticas que respeitem as especificidades e os direitos das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental; Educação Infantil; Pedagogia da Infância.

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Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri, Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP. Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp).

Doutora em Educação pela Unicamp, atualmente é Professora de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Campinas e pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp).

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Roveri, F. T. (2019). ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: RUPTURAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL OU ACOLHIMENTO DAS INFÂNCIAS?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 263–278. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.9111

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua