As descontinuidades na Instrução primária: entre leis, relatórios, correspondências e impressos (1827-1838)
Résumé
Objetivando analisar as (des) continuidades no âmbito da instrução primária na
Província de Sergipe no período de 1827 a 1838, este estudo utiliza-se do método indiciário de Ginzburg (1989, 2004) e do aporte teórico de Norbert Elias (1980, 2001) e Robert Darnton (2010) para identificar, através das fontes analisadas, indícios dessas (des) continuidades. As principais fontes desta pesquisa são as correspondências emitidas pelos professores primários no ano de 1835 para o Presidente da Província, os Relatórios dos Presidentes da Província de Sergipe, o impresso “Fonte da Verdade ou Caminho para a Virtude” e a legislação educacional da época: a lei de 15 de outubro de 1827, que manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império e a resolução provincial nº 6 de 16 de fevereiro de 1838, que suprimia cadeiras de primeiras letras em lugares que não fossem freguesias ou vilas.