Neoliberalismo e Mercado
a educação brasileira no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v15i01.21590Resumo
Resumo: As reformas na esfera educacional brasileira, a partir da década de 1990, fazem parte de um contexto político-social mais amplo, que reproduz a orientação predominante no mundo capitalista, com a introdução das políticas neoliberais. Este se consubstancia numa série de crenças e práticas políticas, econômicas e culturais que passaram a ser propagadas a partir da década de 1970. Deste modo, pensar os processos educacionais no Brasil requer a compreensão dos mecanismos de definição da hegemonia política na sociedade, situando as formas ideológicas que permeiam esse processo. Nesse artigo buscamos refletir sobre as características gerais do debate que marcou a reforma educacional brasileira iniciada na última década do século XX para, a partir dessa reflexão, fazer um balanço das concepções de educação nesse contexto, que passaram a marcar os discursos oficiais e a se refletir nas políticas de educação implementadas pelo governo brasileiro. Argumentamos que os resultados explicitam de forma clara a opção pela mercantilização do ensino.
Palavras-chave: reforma educacional; neoliberalismo; educação de mercado
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