Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

Artigos: São textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. É fundamental, neste caso, o envio de abstract em inglês unicamente. Solicitam-se materiais com no mínimo 10 laudas e no máximo 15 laudas.

Resenhas: São trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 4 (quatro) anos. Solicitam-se materiais com no mínimo 3 laudas e no máximo 6 laudas.

Atenção: Além de obedecerem as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Os trabalhos devem estar adequados ao formato dos Cadernos do Tempo Presente, satisfazendo os seguintes requisitos:

1. Tipo de letra: Times New Roman

2. Tamanho da letra: 12

3. Espaçamento entre linhas: 1,0.

4. Tamanho da letra para citações destacadas: 10.

5. Não devem utilizar o formato autor-data, mas as referências devem vir em forma de notas ao final do texto, antes apenas da bibliografia.

6. Título do texto em negrito. Frase em letra minúscula.

7. Abaixo do título deve vir apenas o(s) nome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita.

8. Resumo: espaçamento entre linhas: 1,0.

  • Até 1.000 caracteres com espaço. De 3 a 5 palavras-chaves.
  • Os artigos devem conter um resumo em português e um resumo em inglês obrigatoriamente. Não serão aceitos outro idioma exceto estes.
  • O abstract deve vir acompanhado do título do trabalho em inglês, negrito, justificado, com frase em letra minúscula.

9. Os artigos não devem conter imagens ilustrativas. Serão aceitos somente imagens como objeto de estudo e tabelas ou gráficos para os artigos nos quais estas sejam indispensáveis ao entendimento dos mesmos.

10. Anexado à resenha, deve ser enviado um segundo arquivo contendo a imagem do documento resenhado.

11. Notas: letra Times New Roman, tamanho 10.

  • Espaçamento entre linhas e entre notas 1,0.
  • Devem vir obrigatoriamente em algarismo romano (Ex.: I, II, III...), letra maiúscula (ex: XXI), formatosobrescrito. Não serão aceitas as notas em romano que vierem em letra minúscula (ex: xvii).
  • Devem vir ao final do artigo, antes apenas da bibliografia. Não serão aceitas notas de rodapé.
  • A(s) primeira(s) nota(s) obrigatoriamente deve(m) conter os dados do(s) autor(es), com até 360 caracteres com espaço. Se o texto for proveniente de financiamento de pesquisa, ou adaptado de uma palestra, o autor deve explicar isso na mesma nota que constará seus dados pessoais.

Ex: IMestranda em História pela UFRJ. Este texto foi produzido com financiamento da FAPITEC/SE.

 

 

Artigos: Até 2 (dois) autores por texto.
Resenhas: Apenas 1 (um) autor por texto.

Serão recusados os textos que descumprirem estas normas. Os trabalhos devem ser enviados pelo endereço eletrônico: caderno@getempo.orge estarão sujeitos a parecer técnico-científico. Conforme a agenda dos Cadernos do Tempo Presente a resposta para a candidatura será enviada em até 180 (cento e oitenta) dias.

 

Atenciosamente,

Prof. Dr. Dilton Cândido S. Maynard (Editor-Chefe)

Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva (Editor)

Prof. Dr. Itamar Freitas (Editor)

Profª. Dra. Janaína Mello (Editora)

Profª. Dra. Andreza S. Cruz Maynard (Editora)

Profª. Ma. Raquel Anne Lima de Assis (Editora)

Profº Ma. Caroline Alencar (Editora)

Profª. Ma. Anita Lucchesi (Editora)

Prof.º Ms. Diego Leonardo Santana Silva (Secretário)

Profª. Ma. Mônica Porto Apenburg Trindade (Diagramadora)

Profº. Ms. Andrey Augusto (Diagramador)

Profº. Ms. Adson Espírito Santo (Diagramador)

Profª. Katty Sá (Diagramadora)

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.