Sexualidades, Cuerpos e Histórias de Amor en la Música Romântica: Configuración de Identidades de Género en un Club de Fans de Ricardo Arjona
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i01.2634Resumo
Entendendo as identidades com um processo que tem lugar em âmbitos históricos específicos (Hall, 2003) – que hoje estão fortemente marcadas pelas lógicas das indústrias culturais –; o presente trabalho se propõe indagar sobre o papel do consumo da música na configuração das identidades de gênero. Para isso focalizaremos nas práticas e representações que se constroem em torno do consumo da música romântica, especificamente da produção musical de Ricardo Arjona. A escolha deste objeto não é por acaso: suas letras falam de corpos e sexualidades construindo sentidos sobre feminilidade, masculinidade e relações possíveis entre os gêneros. Contudo, o problema do vínculo entre música e identidade não é de que maneira a música expressa e reflete identidades previamente construídas; mas, como os sujeitos, posicionados em determinados espaços, dão sentido as interpretações musicais, incorporando-as nas tramas de suas vidas e utilizando-as para a definição de seu próprio gênero. É por isso que este trabalho realizara uma análise em dois planos: a figura de Ricardo Arjona enquanto produto da indústria cultural e, simultaneamente, o conjunto de significados que a partir dele são incorporadas ao fã-clube oficial do artista em Buenos Aires.
Palavras-chave: música, gênero, identidade.