3. O Contemporâneo e o Tempo Presente nos Currículos Escolares de História nos EUA e no Brasil (2002-2012)

Autores

  • Itamar Freitas
  • Jane Semeão
  • Margarida Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i11.2759

Resumo

Este artigo examina os usos da historiografia acadêmica nos dispositivos empregados nos processos de formação escolar de adolescentes. Especificamente, explora as apropriações que as propostas curriculares estaduais brasileiras e estadunidenses – produzidas entre 2002 e 2012 – fazem do “contemporâneo” e o do “tempo presente”. Aqui, sugerimos que as singularidades dos perfis societários, dos processos de formação de professor e da institucionalização da pesquisa sobre ensino de história, nos dois países, explicam não só a predominância do contemporâneo sobre os demais períodos e ausência de definição do “tempo presente” (nos EUA e no Brasil), como também a ênfase nos acontecimentos do pós-segunda guerra (nos EUA) e na experiência posterior ao fim do socialismo real (no Brasil).

Palavras-chave: Tempo Presente, Ensino de História, Currículo, Brasil, EUA.

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Publicado

2014-07-26

Como Citar

Freitas, I., Semeão, J., & Oliveira, M. (2014). 3. O Contemporâneo e o Tempo Presente nos Currículos Escolares de História nos EUA e no Brasil (2002-2012). Cadernos Do Tempo Presente, (11). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i11.2759