Nos vestígios e registros do saber: arquivos, patrimônio e pesquisas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i22.5187Resumo
Recebido: 21/12/2015
Aprovado: 05/01/2016
Publicado: 10/01/2016
o presente estudo tem o objetivo principal de analisar as interconexões teórico-metodológicas entre arquivos, patrimônio e educação no processo de conhecimento das sociedades. Os arquivos assumem papel que vão além da prática de catalogação de registros, visto que são expressões de realidades políticas, econômicas, sociais e culturais que os engendram. Metodologicamente, o estudo faz um percurso acerca das principais perspectivas que envolvem as dimensões do arquivo como instrumento para as propostas educacionais, inclusive na formação de professores-pesquisadores. Além disso, propõe reflexões acerca de tal percurso, realizando inferências sobre as perspectivas da prática dos arquivos no Brasil, em suas reverberações na memória e no patrimônio. Como bases teóricas, recorreu aos lastros deixados por Bloch (1981), Demo (2003), Derrida (2001), para pensar história, arquivos, patrimônio e educação. Assim, considera-se, de antemão, que os arquivos são instâncias que (re) criam a realidade, bem como são indícios históricos de memória, patrimônio e educação.
Palavras-chave: História. Arquivo. Memória. Patrimônio.