Nos vestígios e registros do saber: arquivos, patrimônio e pesquisas educacionais

Autores

  • Marcelo de Sousa Neto
  • Pedro Pio Fontineles Filho

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i22.5187

Resumo

Recebido: 21/12/2015

Aprovado: 05/01/2016

Publicado: 10/01/2016

 

o presente estudo tem o objetivo principal de analisar as interconexões teórico-metodológicas entre arquivos, patrimônio e educação no processo de conhecimento das sociedades. Os arquivos assumem papel que vão além da prática de catalogação de registros, visto que são expressões de realidades políticas, econômicas, sociais e culturais que os engendram. Metodologicamente, o estudo faz um percurso acerca das principais perspectivas que envolvem as dimensões do arquivo como instrumento para as propostas educacionais, inclusive na formação de professores-pesquisadores. Além disso, propõe reflexões acerca de tal percurso, realizando inferências sobre as perspectivas da prática dos arquivos no Brasil, em suas reverberações na memória e no patrimônio. Como bases teóricas, recorreu aos lastros deixados por Bloch (1981), Demo (2003), Derrida (2001), para pensar história, arquivos, patrimônio e educação. Assim, considera-se, de antemão, que os arquivos são instâncias que (re) criam a realidade, bem como são indícios históricos de memória, patrimônio e educação.

Palavras-chave: História. Arquivo. Memória. Patrimônio.


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Publicado

2016-05-18

Como Citar

de Sousa Neto, M., & Fontineles Filho, P. P. (2016). Nos vestígios e registros do saber: arquivos, patrimônio e pesquisas educacionais. Cadernos Do Tempo Presente, (22). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i22.5187