Estratificação, sociabilidades, táticas e estratégias na produção de espaços no “Maior São João do Mundo”
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i22.5192Resumo
Recebido: 07/12/2014
Aprovado: 03/06/2015
Publicado: 10/01/2016
Este artigo objetiva compreender as configurações espaciais efetivadas pelas sociabilidades entre os agentes sociais nos espaços do Parque do Povo na festa de São João de Campina Grande – PB. Observamos a produção de espaços/lugares em meio à lógica imposta pelos gerentes culturais e as ressignificações efetuadas pelos agentes. As configurações se deram em um espaço pensado sob a égide das distinções sociais por meio da variação de preços e do monopólio de produtos a serem consumidos. Os mesmos produtos sofreram oscilações de preços e de prestígio/valor social quando referidos aos espaços/lugares nos quais eram consumidos. Através da observação participante apreciamos as interações na conformação de lugares com significados comumente compartilhados na delimitação dos espaços de sociabilidade. Concluímos que através da ressemantização e ressignificação os agentes sociais reordenaram os espaços implicando em lugares por eles referenciados em compartilhamentos intra e extragrupais.
Palavras-chave: sociabilidades, estratégias, táticas, espacialidades, ressignificação.