Internet e mídias sociais na educação em saúde: o cenário oncológico
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7486Resumo
Recebido: 08/01/2017
Aprovado: 28/03/2017
Publicado: 10/04/2017
Resumo: Busca-se aqui, com base em pesquisa bibliográfica, identificar, descrever e analisar a produção de conhecimento concernente ao uso da internet e mídias sociais na educação em saúde em oncologia. Usamos a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde com os descritores: “câncer”, “educação em saúde”, “internet” e “mídias sociais”. Como objeto de estudo 13 (treze) artigos foram selecionados e, após análise, distribuídos em cinco categorias: A) Características de usuários; B) Motivações e atividades de busca; C) Qualidade e acessibilidade da informação; D) Experiência na busca e mudança de comportamento; e, E) Internet como ferramenta educativa. Resultados: percebe-se que a busca por pacientes com câncer foi feita buscando maior compreensão da informação recebida por outros meios, como profissionais da saúde e outros, e, para que este pudesse ficar informado para argumentar com seu médico, alterando de certo modo e em algum grau a relação médico-paciente.
Palavras-chave: Câncer, educação em saúde, internet, mídias sociais.