Entre confissões e testemunhos na web: reflexões sobre os blogs de moda e beleza como fontes para o historiador
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v8i04.9890Resumo
Recebido: 11/04/2017
Aprovado: 17/06/2017
Publicado: 10/12/2017
Novas relações de consumo se estabeleceram entre internautas e produtores culturais. A tese que estou desenvolvendo para o doutorado em História investiga o processo de ascensão das blogueiras brasileiras Camila Coelho, Camila Coutinho, Lala Rudge, Thássia Naves e Helena Bordon, cujos blogs foram celebrizados no campo da moda. Por meio dos levantamentos teórico-metodológicos de Sant’Anna (2014), que procura mostrar que a sociedade contemporânea é também uma sociedade da moda e da aparência; Alexander Freund (2014) que elucidou as questões sobre como elaborar pesquisas através de histórias orais arquivadas como processo gerador de dados; Pierre Bordieu (2004) sobre o conceito de campo; procuramos compreender como a subjetividade das blogueiras é expressada através da fala sobre os seus cotidianos e da experiência de vivenciar a legitimação da sua profissão. Os blogs criam estratégias de poder, isso desencadeia um consumo no sentido amplo, de modelo de vida.
Palavras-chave: Blogueiras, Moda, Confissão.