Disputas de narrativas, ampliação de públicos e os desafios do Ensino de História e das linguagens históricas na História Pública brasileira

Autores

  • Daniel Ferreira da Silva Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (PPGHP-UNESPAR)
  • Márcio José Pereira Professor Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual de Maringá (PROFHIST-UEM)

Resumo

O presente artigo aborda a exclusão dos sujeitos comuns na produção histórica no Brasil e a guerra ideológica nas narrativas, que mobilizam práticas cada vez mais expressivas de História Pública. Pretendemos dialogar e defender aspectos para o desenvolvimento de uma História Pública focada nas relações entre o Ensino de História e o uso dos ambientes digitais, visando ampliar os debates públicos e historiográficos. Dialogando com autores voltados ao debate da História Pública no Brasil e no mundo, que discutem a ascensão da história pública e o impacto das plataformas digitais e suas diferentes linguagens, o texto propõe uma abordagem artesanal para a construção de material histórico digital. Conclui destacando a importância de adaptar-se às novas demandas e métodos para ampliar o público e enfrentar os desafios contemporâneos na disseminação do conhecimento histórico.

 Palavras-Chave: Disputa das narrativas; Ampliação dos públicos; História Pública.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira da Silva , Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (PPGHP-UNESPAR)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (PPGHP-UNESPAR). Professor Secretaria da Educação do Estado do Paraná – SEED; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1709303175894421. E-mail: danielfsilva22@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1255-6105.

Márcio José Pereira, Professor Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual de Maringá (PROFHIST-UEM)

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Campo Mourão) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual de Maringá (PROFHIST-UEM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6428881358629853. Email: marcio.pereira@unespar.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9519-3797.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Ferreira da Silva , D., & José Pereira, M. (2025). Disputas de narrativas, ampliação de públicos e os desafios do Ensino de História e das linguagens históricas na História Pública brasileira. Boletim Do Tempo Presente, 13(4), 160–191. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/22382