Anúncios

  • Chamada para o dossiê de Dezembro: Novas perspectivas para a esquerda na América Latina e no mundo

    2022-12-12

    Pensando as mudanças sociais frente ao processo histórico de lutas políticas em disputa pelo poder e representação deste mundo, a ideia de esquerda e direita volta-se a própria concepção que marca a modernidade com a revolução francesa de 1789. Nesse sentido, o pai do conservadorismo Edmund Burke, tinha sua visão de mundo acumulativa de processos históricos que a religião se destacava na visão deste mundo em disputa onde a visão de propriedade e família se via ameaçada. No que tange o debate do Tempo Presente experenciamos no Brasil a eleição parlamentar mais conservadora dos últimos tempos. Esse cenário, contudo, se insere num contexto global de insurgência de fascismos e de uma onda de extrema direita. A Itália, em 2021, teve Rachele Mussolini, neta de Benito Mussolini, como uma das deputadas mais votada nas eleições municipais de Roma. Esse ano, a extrema direita italiana venceu as eleições presidenciais com a vitória do partido de Giorgia Melone. É possível identificar vários aspectos do Fascismo histórico na conjuntura que se desenha no Brasil e no mundo, se observamos que se trata de um fenômeno de massas e que evocam símbolos patrióticos de um passado glorioso, próspero e pautado na família tradicional. Em contrapartida, também vimos na história recente diferentes insurgências e movimentos sociais buscando a rearticulação em suas práticas, visto as manifestações populares de outubro de 2019 no Equador e no Chile, como também as eleições de Gustavo Petro e Francia Márquez na Colômbia em 2022. Assim, entende-se que a diversidade da América Latina se reflete em seus conflitos regionais, mas a motivação também tem pontos em comum, como o nosso passado colonial e as desigualdades produzidas pelo neoliberalismo e o neoextrativismo. Nesse sentido, esta chamada para o dossiê de dezembro se dedica ao estudo de como tecer laços de solidariedade, discursos e mobilizações para enfrentar a realidade da violação de direitos básicos das populações marginalizadas e a legitimação do conservadorismo e da extrema direita que tem se dado, sobretudo, através das urnas.

    Saiba mais sobre Chamada para o dossiê de Dezembro: Novas perspectivas para a esquerda na América Latina e no mundo
  • Epistemologias do Sul

    2022-12-12

    A complexa tarefa de estudar a América Latina requer, de modo substancial, a apreensão da colonialidade como categoria de análise, por meio da historicização de fenômenos e da  reflexão a respeito dessas formas de dominação, dependência e controle. Em  certa  medida,  a proposta deste dossiê busca organizar um conjunto de pesquisas para refletir sobre as contraposições entre as diferenças epistemológicas    das    forças    de dominação  colonial  e  a  resistências social a este tipo de dominação científica.

    Tendo em vista essa profunda crise sistêmica, fruto do capitalismo e da intensificação do modelo econômico neolibereal, transfigura-se uma demanda histórica: as alternativas de outras cosmologias, outras vozes e histórias. A emergência de novas pautas e de sujeitos políticos que tencionam as agendas da educação e de demandas sociais latinoamericanas podem ser entendidas, nesse contexto, a partir da intenção de reajuste político-epistêmica e de construção de alternativas sistêmicas que impõem problematizar as premissas, os privilégios e os silêncios do campo, institucionalizado por imposições eminentemente eurocentradas.

    Dessa maneira, descolonizar-se, não significa a volta ao passado, mas sim dotar o passado de conteúdo presente. É fazer da memória um sujeito histórico, através das vozes esquecidas pela modernidade ocidental. Logo, não se trata de um retorno utópico ao passado. Trata-se de um reconhecimento de que a história da humanidade houve, há e haverá outras formas de organização cultural econômica e social que podem contribuir para superar a atual crise sistêmica na medida em que se complementam. Portanto, a chamada deste mês se dedica a toda pesquisa que busca dar visibilidade a outras maneiras de se fazer política e história, desde a perspectiva de resistência dos povos da América Latina. 

     

     

    Saiba mais sobre Epistemologias do Sul
  • Tema: História e educação: perspectivas para o ensino na América Latina no tempo presente

    2022-09-27

    Chamada e descrição do Dossiê de novembro do Boletim do Tempo Presente v. 11 n. 10 (2022)

    Tema: História e educação: perspectivas para o ensino na América Latina no tempo presente

     

                Tendo em mente as atuais problemáticas latino-americanas, o dossiê de novembro do Boletim do Tempo Presente tem como objetivo a divulgação e publicação de artigos, resenhas e notas de pesquisa que se inserem no tema “História e educação: perspectivas para o ensino na América Latina no tempo presente”. Pode incluir pesquisas relacionadas à novas propostas didáticas no ensino de História; abordagens de gênero e sexualidade em sala de aula; formas de combater o racismo e as novas direitas; desafios e consequências da pandemia de Covid-19 no ensino de História; avaliação e aprendizagem, panoramas sobre a educação e ensino de História na América Latina no Tempo presente,entre outros.

     

     

    Saiba mais sobre Tema: História e educação: perspectivas para o ensino na América Latina no tempo presente
  • Chamada para publicação Boletim do Tempo Presente

    2021-04-08

    A Rede Tempo Brasil – rede interinstitucional de pesquisadores do tempo presente formada por estudiosos do Brasil e do exterior -, responsável pela revista eletrônica mensal Boletim do Tempo Presente (ISSN 1981-3384, https://seer.ufs.br/index.php/tempopresente/index), informa a todos os interessados em apresentar artigos, resenhas e notas de pesquisa para publicação, que está recebendo submissões em fluxo contínuo. Seguindo a própria composição da Rede Tempo Brasil, serão bem-vindas produções em História e demais áreas das Ciências Humanas, desde que abordem fenômenos do tempo presente.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação Boletim do Tempo Presente