Chamada para publicação dossiê: Ensino de história em tempos digitais

2023-11-17
Nestes tempos vivemos mudanças drásticas no campo do conhecimento, a tal ponto que o nosso dia a dia foi afetado. As transformações científico-tecnológicas ocorridas nas últimas décadas são cada vez mais vertiginosas e inimagináveis. A era digital está a deslocar as velhas formas de abordar o conhecimento, tudo é novo e nada está definido; O acesso ao mesmo é relativamente fácil, imediato e económico; É possível aceder a uma infinidade de redes, aplicações e dispositivos, que nos permitem ter e gerir informação sobre diversos temas, provocando uma alteração radical na nossa forma de comunicar, de nos expressar, de agir e até de pensar. A educação, entre outros, é um dos setores que também tem sido permeado por esta nova era, provocando uma crise nas formas como estamos assumindo o ensino das disciplinas na escola, sua finalidade, objetivos, conteúdos, atividades e avaliação, que isto é, nos leva a reformular e pensar na transformação da prática pedagógica, num contexto onde o professor não é mais aquele que detém o poder do conhecimento absoluto e o aluno não é um agente passivo dele. No caso da disciplina histórica, o debate sobre o seu ensino e significado tem sido direcionado para a necessidade de gerar uma atitude crítica e consciente perante os problemas do meio social, para pensar e transformar o futuro, para a transformação do sujeito em um cidadão crítico baseado no pensamento histórico; Contudo, pouco se pensou sobre como esses elementos seriam potencializados ou minimizados no contexto da era digital. Tendo em conta o exposto, este dossiê procura reunir artigos resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas e estados da arte, que se baseiam numa análise crítica e hermenêutica para abordar o ensino de história em tempos digitais. Os artigos submetidos deverão obedecer às normas de publicação da revista Boletim do Tempo Presente disponíveis em: https://periodicos.ufs.br/tempopresente/about/submissions#authorGuidelines

Coordenadora
Martha Isabel Barrero Galindo
Professora da Universidade Surcolombiana. Neiva – Huila – Colômbia

Datas importantes
Recepção de artigos: 15/01/2024
Lançamento do dossiê: 30/04/2024