A Segunda Guerra Mundial em manuais de instruções norte-americanos

uma análise comparativa (1942-1945)

Autores

  • Anailza Guimarães Costa Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/Cnpq)

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva comparativa, guias de instruções produzidos pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Analisamos as Instruções para os Soldados Americanos na Grã-Bretanha e as Instruções para os Soldados Americanos na França. Também buscamos fazer um contraponto dessas análises com o folheto 112 Gripes sobre os Franceses. O primeiro manual, produzido em 1942, tinha a função de instruir os soldados americanos enviados para lutar na Grã-Bretanha. O segundo, de orientar os combatentes americanos que se dirigiam à França em 1944. O folheto 112 Gripes, publicado em 1945, continha queixas de soldados americanos sobre os franceses. A partir disso, foi possível identificar esses guias como parte de um projeto de formação militar concebido pelo Estado americano com o objetivo de instruir os soldados quanto ao comportamento diante do habitante local, mas também como parte de uma política de afirmação do poder e da superioridade norte-americana.

Palavras-chave: Segunda Guerra; Instruções; Manuais; Soldados.

Biografia do Autor

Anailza Guimarães Costa, Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/Cnpq)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduada em História pela UFS, integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/Cnpq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4551813576899261 Orcid: http://orcid.org/0009-0006-3168-8946 Email: anailza@getempo.org

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Guimarães Costa, A. (2025). A Segunda Guerra Mundial em manuais de instruções norte-americanos: uma análise comparativa (1942-1945). Boletim Do Tempo Presente, 14(1), 138–167. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/22722