EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NOS COLÉGIOS MILITARES: UM DESAFIO PARA A DIDÁTICA DA HISTÓRIA RECENTE

Autores

  • Luis Fernando Cerri
  • Felipe Bronoski Soares

Resumo

Este artigo discute a complexidade do tratamento da história recente no ensino, apontando as contradições entre a didática da história praticada nos colégios militares do Brasil e as orientações do recente Estado brasileiro no que diz respeito à difusão de valores democráticos e à qualidade científica da informação veiculada na escolarização básica. O foco da análise são as representações sobre a experiência governista inaugurada em 1964, referida, no livro didático História do Brasil: império e república (editado pela Biblioteca do Exército em 2005), como “Revolução de 1964” e “Milagre econômico”, ao invés das ideias de “Golpe” e “ditadura civil-militar”, que são dominantes entre os historiadores.

Palavras-chave: Ditadura militar; Colégios militares; Livro didático no Brasil.

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Publicado

2015-09-18

Como Citar

Cerri, L. F., & Soares, F. B. (2015). EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NOS COLÉGIOS MILITARES: UM DESAFIO PARA A DIDÁTICA DA HISTÓRIA RECENTE. Boletim Do Tempo Presente, (08). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/4149

Edição

Seção

Artigos