Cristianismos em Região de Fronteira: Trânsitos, Tensões e Reconfigurações Religiosas

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DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i34.10236

Resumo

A região conhecida como Tríplice Fronteira, na América do Sul, chama atenção pela sua qualitativa diversidade religiosa. Ao lado das expressões do crer e do sentir relacionadas aos católicos e evangélicos, ainda majoritários, se perfilam diversificadas práticas religiosas. De maneira que os bairros e ruas das cidades fronteiriças, Ciudad del Este (PY), Puerto Iguaçu (AR) e Foz do Iguaçu (BRA), fazem desta região um espaço de conflito e de trânsito religioso privilegiado para pensar as reconfigurações religiosas na América Latina, de modo particular no Sul do continente americano. As fortes inter-relações socioculturais se retroalimentam do fluxo intenso de pessoas e bens materiais/simbólicos, complexificando as matrizes religiosas cristãs na região. Neste sentido, este artigo busca discutir o modo como o cristianismo – notadamente os católicos e evangélicos – tem se organizado e se mantido nesse cenário religioso dinâmico e multiforme. Ao longo desse percurso pretende caracterizar as especificidades das distintas manifestações de crença/devoção/práticas da/na região, ao mesmo tempo em que buscará configurar o contexto sócio-histórico de surgimento dos referidos grupos religiosos. Ao fim, espera-se que esteja disponível um quadro tanto etnográfico quanto analítico do cristianismo na região da tríplice fronteira.

Palavras-chave: Fronteira. Religião. Dinâmica Social.

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Biografia do Autor

Anaxsuell Fernando Da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Carlos Eduardo Pinto Procópio, IFSP/CEBRAP

Professor do Instituto Federal de São Paulo e Pesquisador do CEBRAP

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Da Silva, A. F., & Procópio, C. E. P. (2019). Cristianismos em Região de Fronteira: Trânsitos, Tensões e Reconfigurações Religiosas. Revista TOMO, (34), 159–188. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i34.10236

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